Curitiba, Paraná

contato@claudiavassao.com.br

Ho'oponopono e Constelação Familiar

Finalmente, a cultura ocidental começou a compreender a vida como uma grande rede, onde tudo e todos estão interligados e são interdependentes. Assim, o que eu faço para mim, faço para o todo.

Essa é a premissa básica da visão sistêmica.

Inclusive, é o pilar central do desenvolvimento sustentável da vida no planeta.

Com essa perspectiva, abriu-se espaço para conceitos como a filosofia Huna da cultura milenar havaiana, cuidada e cultivada pelos Kahunas, sacerdotes nativos havaianos.

Uma das práticas da filosofia Huna é o Ho’oponopono.

O Ho’oponopono foi gentilmente compartilhado com o mundo por meio de uma linguagem adaptada, simples de ser compreendida, sentida e vivenciada.

Para compreender para que serve o Ho’oponopono, primeiro precisamos levar em conta que vivemos presos à ilusão de que nossa mente consciente é quem decide e controla tudo o que nos acontece, quando, na verdade, somos o tempo todo influenciados por memórias do passado.

Detalhe: um passado muito além da nossa breve existência.

Essa memória abarca nossos antepassados e muito mais informações do que podemos imaginar. Por meio do nosso subconsciente, recebemos essas informações e temos a tendência a repetir as histórias que, de uma maneira ou de outra, fizeram nossos antepassados sofrerem. Assim, agora cá estamos nós, sofrendo como eles. Repetindo padrões.

Repetição de padrões leva a limitações e sofrimento.

Para que nosso subconsciente possa se ocupar de coisas criativas, harmoniosas e inspiradoras, precisamos antes deixá-lo vazio das memórias repetitivas. É aí que entra o Ho’oponopono com o trabalho de faxina. E essa faxina nós vamos chamar de transmutação daquilo que não serve mais.

Vamos, com o Ho’oponopono, olhar para atitudes, pensamentos e situações que talvez estejamos vivendo e repetindo dos nossos antepassados (mas que não nos servem mais) e vamos transmutá-los, ressignificá-los, alterá-los.

Por quê?

Lembrando novamente: para que nossa vida flua e nossos pensamentos e ações possam se ocupar com coisas criativas, harmoniosas e inspiradoras, precisamos antes limpar nosso subconsciente das memórias repetitivas que não nos servem mais.

A maneira prática de aplicar o Ho’oponopono é repetir algumas frases, como uma oração, mas com o sentimento verdadeiro de:
reconhecimento de que algo no passado não deu certo e que causou dor;
que isso já passou e, portanto, pode ser agora olhado com amor, ser perdoado e então transmutado, liberando as respectivas memórias e gerando espaço saudável no subconsciente.

Assim, podemos dizer que o Ho’oponopono é uma prática meditativa de perdão e agradecimento a si mesmo e a tudo como foi e como aconteceu.

O Ho’oponopono pode ser utilizado em conjunto com outras técnicas – como a Constelação Familiar que, muito semelhante à linda filosofia Kahuna, também traz a sabedoria de que vivemos no presente sendo influenciados pelo passado.

Então, durante o meu trabalho de Constelação, muitas vezes eu convido as pessoas presentes a entoarem as frases do Ho’oponopono. E o resultado é instantâneo!

Como a Constelação Familiar nos traz uma imagem tridimensional e em movimento do que está se passando no background invisível da nossa vida por meio dos representantes, podemos ver o resultado dessas frases milagrosas!

O Ho’oponopono atua como uma injeção de amor no âmago da ferida e o resultado é um movimento muito profundo de reconciliação e liberação – com um impulso potente em direção à vida.

A oração do Ho’oponopono:

Divino Criador, pai, mãe, filho em Um…

Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão.

Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz.

Assim está feito.

O mantra do Ho’oponopono:

O mantra do Ho’oponopono é a repetição de quatro frases que ajudam a livrar o subconsciente das memórias repetitivas:

Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.

Gostou? Compartilhe, pode ser exatamente isso que alguém precisa agora...

Eventos Relacionados

Please select listing to show.

Você já se registrou em nosso site? Entre com seus dados aqui: